Alvo Associação Cultural
A "Alvo" foi formada por jovens do movimento Hip Hop e do skate em 2005 no bairro Rubem Berta na periferia de Porto Alegre/RS com o objetivo de realizar projetos de arte e educação, ações sociais, projetos de geração de renda e economia criativa. Nos tornamos conhecidos pelo site de notícias Alvovirtual.com que ficou no ar até 2013 no qual foi um dos principais canais de divulgação da cena hip hop no RS que chegou a ter 100 mil acessos por mês.
Somos um Ponto de Cultura da Rede RS de Pontos de Cultura desde 2009 e temos uma Biblioteca Comunitária que faz parte da Rede Beabah de Bibliotecas Comunitárias. Em nosso espaço ofertamos cursos, oficinas e atividades culturais abertas ao público o ano inteiro. No âmbito social promovemos a campanha permanente Quarentena Solidária que já doou mais de 40 toneladas de alimentos e milhares de peças de roupas durante a pandemia do COVID19.
Promovemos ações descentralizadas em Escolas, Universidades, Parques e Praças sempre levando cultura e experiências.
No âmbito da inovação social buscamos sempre alinhar novos processos tecnológicos com ampliação do repertório social através de formações e conexões afetivas que juntas criam processos do fazer cultural de forma crítica, analítica e inovadora.
PRÊMIOS RECEBIDOS
-
Medalha Cidade de Porto Alegre 2013
-
Prêmio Diversidade RS 2014
-
Prêmio Açoorianos de Música 2012
-
Medalha Assembleia Legislativa em 2013
-
Prêmio Lança de Ouro 2012
PROJETOS E AÇÕES REALIZADOS:
Slam do Vida: competição de poesia falada que acontece durante o ano envolvendo slammers, rappes, poetas e escritores.
Skate In Cena: curadoria de todas as ações de skate dentro do festival Rap In Cena.
Skate Total Urbe (2019): Coordenação e produção das ações culturais do evento STU em Sapiranga.
Momento A Flor da Pele (2023): Coordenação e produção das ações de skate dentro da feira de economia criativa na FENAC em Novo Hamburgo.
Ponto de Cultura Alvo Cultural: projeto selecionado em 2012 em edital da SEDAC. Atividades de formação e inclusão cultural no bairro Rubem Berta na zona norte de Porto Alegre. Possui estúdio comunitário e promove cursos gratuitos de vídeo, produção cultural, música, graffiti, skate além de eventos musicais, gastronômicos e artísticos voltados a comunidade.
Indústria Criativa e Cidadania Social: projeto de desenvolvimento de plataformas físicas e digitais criativas para empreendimentos sociais, projeto em parceria com a Unisinos;
Feira de Hip Hop de Porto Alegre: evento que acontece mensalmente na Esquina Democrática visando divulgar os produtos e artigos produzidos pelos coletivos de hip hop da cidade. Foram vendidos mais de 3 mil cds em um ano de feira e contou com 65 shows e apresentações culturais, além de mostra de arte e artesanato.
Festival Rap na Rua: maior festival itinerante de hip hop do estado, atividades culturais, de esporte e de lazer que oportunizam espaço para talentos locais, o projeto é realizado uma vez por mês nos bairros e vilas da periferia de Porto Alegre e região metropolitana;
Escola de Skate Pé na Tábua: oficinas de aprendizagem com núcleos nas cidades de Porto Alegre, Capivari do Sul e Balneário Pinhal em parceria com CRAS e Prefeituras municipais.
Programa de Prevenção à Violência-PPV: oficinas em 6 cidades do interior do estado de graffiti, rap, break (dança de rua) e DJ abordando conteúdos sobre violência, drogas e discriminação racial em escolas públicas destas cidades. O projeto foi realizado em parceria com a Sec. Estadual da Cultura e Secretaria Estadual da Saúde.
Banda Comunitária em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre;
Projeto Marcas de Memória da Vila Dique com oficinas de skate, música e cidadania em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS
Empo Moda e Cor e Arte na Rua: projeto com artistas da periferia convidados a fazer um dos maiores painéis de graffiti do estado na fachada de um shopping;
Grupo Rubem Berta Jovem: formação de um grupo de jovens visando vivências de cultura, esporte, saúde e cidadania com reuniões semanais. O grupo de adolescentes organizam eventos e ações em territórios com alto índice de violência contra jovens;
Projeto Multiplicadores de Cidadania para Paz-MCs Para Paz: projeto de tratamento penal em presídios gaúchos através de oficinas de hip hop, produção musical e produção e edição de vídeos. Ganhou o prêmio Cultura e Saúde do Ministério da Saúde.
Alvo nas Escolas: projeto de cultura e entretenimento nos recreios de escolas públicas em Territórios com alto índice de violência como bairros Rubem Berta, Restinga e Bom Jesus.
Festival Sesi de Hip Hop: festival com música, skate, basquete de rua e atividades artísticas.
Transferências Discricionárias e Legais
Conforme solicitação do ADPF nº 854 STF, essa instituição com registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), de número (inserir número do CNPJ da organização), não recebeu nenhum recurso proveniente de Emenda Parlamentar nos anos de 2020 a 2024."